Coisas que podemos encontrar nas praias
O litoral, é o local onde acaba a terra e começa a imensidão azul, águas que escondem beleza e perigo. Eu como um naturalista, amante dos oceanos, me divirto nas férias estudando as criaturas que chegam nas praias. Faça frio ou calor, sol ou chuva, sempre dou um jeito de estar na zona entre-marés Procurando, estudando, coletando.
Mas e voce, sabe o que são essas coisinhas?
Decidi postar aqui, algumas interessantes formas, que embora não tão comuns, é possivel que voce, assim como eu, encontre na praia em suas proximas ferias.
Coisas que eu já encontrei na praia:
Penas
Provavelmente de biguá, ave comum em ambientes aquáticos
Conchas naturalmente sujas
Encontrei esta concha de gastrópode em uma picina de rochas.
Na natureza, ficam cobertos por encrustações, como corais e cracas, que escondem toda a sua beleza. Observar um desses vivo, é como ver uma rocha se movendo.
Sementes
Um exemplo muito comum é encontrar a semente popularmente conhecida como olho-de-boi (Mucuna urens). Vinda de um cipó, é frequentemente usada como amuletos, em artesanatos e na culinária.
Corais mortos
Pedaços e lascas de corais que quebram e se soltam dos recifes podem ser encontrados nas praias, como este pedaço de Meandrina braziliensis, encontrado na praia após o reveillon.
A pesca ilegal está levando esta espécie a extinção.
Crânio de ave
E como não poderia faltar, um crânio. Difícil identificar a espécie.
Algo que não está presente na lista mas que é muito comum na praia é a poluição, a presença dela se torna cada vez mais a causa da morte de muitos animais. Uma tartaruga pode facilmente confundir um saco plástico com uma água viva. Um pássaro ao se deparar com uma goma de mascar (chiclete) vermelho, logo imagina uma pequena fruta, o resultado é esse:
Equinodermos
Do mesmo filo que as estrelas-do-mar, esqueletos de bolachas-do-mar, e ouriços-do-mar são bem comuns em tempo de ressaca.
Bolacha (Dendraster excentricus)
Bolacha (Mellita quinquiesperforata)
Esqueletos de ouriços-do-mar
Partes de animais
Mandíbula de peixe, um perigo para os pés dos banhistas
Guelra de peixe
Concha interna de uma espécie de lula conhecida como Siba
Garra de Caranguejo
Insetos vivos e mortos
Besouro encontrado morto na areia. Possivelmente um Oryctes nasicornis
Ovo de arraia
O meu favorito. Conhecido como bolsa-de-sereia, muitas pessoas não sabem o que está bem diante delas, quando se deparam com um.
Animais mortos
Tartaruga-verde (Chelonia mydas)
Espero ter ajudado
Até mais!
Comments